Início


As vezes na vida agente pára e pensa em certas coisas que fizemos e fazemos, muitas vezes buscando justificativas para entendermos os motivos que levaramnossas vidas a tomarem esse rumo e tbm para entender pq há certas pessoasque as vezes tomam atitudes que para nós chega ao ponto de serinadmissível. Cada pessoa tem sua forma particular de ver o mundo, daí o ditado : " Cada ponto de vista é apenas a vista de um ponto", e quanto a isso ninguém pode reclamar, ou nem ao menos indagar, mas será msm que é possível um ser humano sentir prazer em querer diminuir outras pessoas? Seii que experiencia de vida é um assunto que ainda não estou inteiramente integrado, mas msm antes dos 20 anos já entendia qual é o maior objetivo na vida dequalquer ser humano, seja eu, voce ou qualquer outro, não importam os caminhosa real intensão de cada um é em comum.. que é Ser feliz, então independente dareligião que sigo, da opção sexual, ou até mesmo dos caminhos, sejam elesconsiderados bons ou ruins, tudo oq nos leva a tomar essas atitudes é basiadona crença que temos, sobre oq nos fará feliz. Se tudo na verdade está basiado nestacrença, então devemos avaliar bem em que acreditamos para não colocar em riscoa razão para existirmos. Mas e se olharmos para nós mesmos e nos encontrarmos infelizes ?E se percebermos que infelicidade de outras pessoas está afetando nossa felicidade?E se tomamos atitudes sérias demais, quando eramos inexperiêntes?E se é tarde de mais para voltar atráz?Tudoo então acabou ?
Não. Se tudo isso é verdade, se estamos infelizes, se a infelicidade de outras pessoas afligemnossa própria felicidade, se tomamos decisões sérias demais quando eramos inexperiêntes, realmente não é possível voltar atráz, mas então conscientemente devemos perceberque nossa atual circunstancia de vida é apenas um resultado do que fizemos ontem, logo, o que vamos viver amanhã é uma consequencia do que fazemos hj, e é como eu sempre penso,não importa a quantos anos vc vem andando para o norte, com apenas um passo vc volta a andar para o sul, sendo assim, o dia mais feliz de sua vida, pode estar a caminho vindoem sua direção, e não se distanciandoo cada vez mais até o ponto de jamais ser encontrado. É ai que isso passa a fazer muito mais sentido " Tudo que eu preciso é de uma chance,De alguns instantes." ( Vem andar comigo / Jota Quest ) Então não anseie pelo fim da caminhada, apenas faça o que lhe é possível ao momento..... de o primeiro passo !


Um aluno chegou a seu professor com um problema.

_"Eu venho aqui professor, porque eu me sinto tão pouca coisa que eu não tenho forças para fazer nada. Dizem que eu não sirvo para nada, que eu não faço nada bem, que eu sou lerdo e muito idiota, como é que eu posso melhorar professor ? O que eu posso fazer para que me valorizem mais ?"

O Professor, sem olha-lo disse:

_" Sinto muito meu jovem, mas agora eu não posso ajudar-lhe, eu devo primeiro resolver meu próprio problema, talves depois."

E fazendo uma pausa falou:

_" Se voce me ajudar, eu posso resolver meu problema com mais rapidez, e talvez possa ajudar voce a resolver o seu."
_" Claro, claro. "
Gagejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu para o garoto e disse:

_" Olha, monte no cavalo, vá até o mercado, voce deve vender esse anel, porque eu tenho que pagar uma dívida, é preciso que voce obtenha pelo anel o maximo possivel, mas não aceite menos do que uma moeda de ouro! Vá e volte com a moeda de ouro o mais rápido possível."
O jovem pegou o anel e partiu, mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores, eles olhavam com algum interesse até quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velinho foi amável ao ponto de explicar que uma moeda de ouro, era muito valiosa para comprar um anel, tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e outra de bronze, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos do que uma moeda de ouro e recusava assim todas as ofertas. Depois de oferecer a joia a todos que passavam no mercado e abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou, desejou ter um moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando da preocupação o seu professor e podendo receber suas ajudas e seus conselhos.

Entrou na casa e disse:

_" Professor, sinto muito, mais é impossível conseguir o que o senhor me pediu, talves eu pudesse conseguir duas ou tres moedas de prata, mas eu acho que não se possa enganar ninguém em relação ao valor do anel."

_" Importante o que me disse meu jovem."

Contextou sorridente o professor.

_"Devemos primeiro saber o valor do anel. Volte a montar seu cavalo e vá até o joalheiro, quem melhor para saber o valor exato do anel ? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele, mas não importa quanto ele te ofereça, não o venda, volte aqui com meu anel."

O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
_ " Olha diga ao seu professor que se ele quizer vender agora, eu não posso dar mais do que 58 moedas de ouro pelo anel."

_ " 58 moedas de ouro ?!!"

Exclamou o jovem.

_ " Sim ! "

Replicou o joalheiro.

_" E eu sei que com o tempo eu poderia oferecer-lhe certa de 70 moedas de ouro, mas se a venda é urgente, não posso oferecer-lhe mais do que isso."

O jovem correu para a casa do professor, com seu rosto todo evolto por lágrimas, a emoção lhe tomara conta, pois queria imediatamente contar ao professor as novidades.

_" Senta, fica calmo, tome um pouquinho de água!"

Disse-lhe o professor.

E depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou disse:

_" Voce meu filho é como esse anel, uma jóia valiosa e única, só pode ser avaliada por um especialista, pensava que qualquer um poderia descobrir seu verdadeiro valor ?"

E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo.
Alguns de nós somos como essa jóia, valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida, pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem, atrubuindo a elas ingenuamente o poder de escolher como vamos nos sentir em relação a nós mesmos, saiba que voce é o sabe que é, e o não o que dizem para voce, então apenas digo-lhe isso...

... repense seu valor!

Riscos

0 Comments Postado por Leonardo Nascimento domingo, 27 de junho de 2010 às 10:43


Rir, é correr o risco de parecer tolo.

Chorar, é correr o risco de parecer sentimental.

Estender a mão, é correr o risco de se envolver,

Expor seus sentimentos, é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.

Defender seus sonhos e idéias diante da multidão, é correr o risco de perder as pessoas,

Amar, é correr o risco de não ser correspondido.

Viver, é correr o risco de morrer.

Confiar, é correr o risco de se decepcionar,

Tentar, é correr o risco de fracassar.


Mas devemos correr os riscos, porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, nao tem nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimento e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam e não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade, somente a pessoas que corre riscos é livre !


Hoje eu levantei cedo pensando no que tinha que fazer, não com palavras sabidas, mas com atitudes cernes e contudentes. Entendi que é minha função escolher que tipo de dia eu vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter o dinheiro que penso necessitar ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças. Posso reclamar da minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer por ter um teto para morar.


Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer verdadeiras amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a minha maior obra, a vida.


Dois viajantes estavam caminhando por um rua quando encontram dois irmãos escavando um buraco no fundo do quintal da casa deles, ao se depararem com tal situação inusitada, eles entraram e puseram-se a perguntar:
_ " Nós já vimos que vocês estão empenhados em cavar esse buraco, mas o que nos chama a atenção é, por que vocês estão tão empenhados nessa tarefa?"
Prontamente o irmão mais novo respondeu:
_ " É que nós estamos escavando um buraco para chegar do outro lado da terra!"
E os viajantes responderam:
_ " Mas escavar um buraco que chegue do outro lado da terra ? Isso é impossível, ninguém nunca conseguiu fazer isso, e vcs tbm naum irão conseguir!"
No mesmo instânte o irmão mais velho saiu do buraco foi dentro de sua casa e voltou trazendo um frasco de vidro fechado, ao abri-lo ele mostrou aos visitantes dizendo:
_ " Estão vendo essas pedras preciosas ? Esses bichinhos curiosos e interessantes ? Pode até ser que você tenha razão em dizer que não conseguiremos chegar do outro lado da terra, mas se nós nem tentássemos, naum encontraríamos nada disso! "
O sonho dos meninos era por demais ambicioso, mas naquele dia os viajantes se retiraram seguindo viagem tendo obtido neste dia mais uma grande lição!

"Pq nem todo objetivo será alcançado, tem todo sonho se realizará, nem todo relacionamento resistirá ao tempo, nem todo amor terminará em " felizes para sempre", no entanto eu aprendi que nossos sonhos servem para que nos movamos em direção os nossos objetivos, mesmo que naum consigamos realizar, pq as vezes o pote de ouro naum está no fim do arcoíris, mas sim no percorrer do tragéto! " by Leonardo Gomes


A um certo tempo atrás eu estava andando pelos corredores da clínica, quando me deparei com um senhor de idade já bem avançada, com os olhos acalentados de lágrimas, por não ser uma situação comum e seguindo instintos solidários quiz ajuda-lo e disse:

_ " Senhor, está tudo bem ? Em que posso ajuda-lo ?
Para minha supresa ele olhou para mim sorrindo e disse:

_ " Não se preocupe meu filho, está tudo bem. "

Ainda cheguei a insistir dizendo:

_ " Se o senhor precisar de alguma coisa, eu me disponho a ajudar, é só dizer, se quizer conversar, também sou todo ouvidos, derrepente é alguma coisa que eu possa resolver."

Então ele me disse:

_ " Se você não estiver com muita pressa e quizer ouvir o que aconteceu eu te conto."

Respondi então:

_ " Muito bem, estou ouvindo.

E assim começa:
_ " Sabe meu filho, eu tenho vindo a está clínica todos os dias às 9 h da manhã, porque minha esposa se encontra internada aqui a 6 anos e diariamente desde então eu tenho seguido essa rotina. Ela vem sofrendo consequências do Mal de Alzheimer, e desde o diagnótico da doença ela vem esquecendo das coisas, tem sido muito difícil ver ela esquecendo dos nossos filhos, nossas viagens, os sonhos que tivemos, mas minha tristesa hoje se acumulou por um motivo especial, a três meses ela esqueceu de mim e não sabe mais quem eu sou, não me reconhece mais."
Por ingenuidade minha, logo questionei:

_" Bom eu entendi toda sua história, mas não consigo compreender, por que o senhor continua vindo aqui com tal assiduidade, mesmo sabendo que ela não lembra mais do senhor, acredito que seja o melhor deixar de frequêntar esse local, até para que não sofra mais! "

Com um sorriso no canto do rosto, envolvido por algumas lágrimas que caiam ele segurou a minha mão e disse:

_" Sim meu filho você tem razão, ela não sabe mais quem eu sou, não se lembra de mim, nem de tudo que vivemos, mas.. Eu sim lembro muito bem quem ela é, lembro dela e de tudo que vivemos, e sei que a minha vida passou a ter sentido quando encontrei nela tudo isso que me faz ser realizado hoje! Assim que eu não faço isso pela importância que eu tenho pra ela, até porque ela já não pode lembrar mais de mim, mas faço pela importância que ela tem e sempre terá para mim!"

Sutilmente ele deu suaves tapas na minha mão e com passos vagarosos foi se distanciando, eu nem conseguia dizer mais nada, minhas mãos estavam frias, meu batimento acelerado e foi aí que eu comecei a pensar chegando a conclusão, era esse o tipo de amor que eu queria para minha vida. O amor verdadeiro não precisa forjar provas da sua existência, ele não se interfere, por : " Elle está ficando careca" ou, " Ela está ficando barriguda". Ele existe e se completa pelo que o outro é, possui virtudes independentes e não variam ao sabor das circunstâncias!

Naquele dia em que eu estava disposto a ajudar, fui imensamente ajudado e sei que minha vida terá um rumo diferente agora, porque para muitos não vai significar nada, mas : " Amor? Ainda acredito nele!"




Sabe aquelas histórias de Amor para a vida toda ? Essa é só mais uma que segue essa liinha.
Nosso primeiro contato foi no primeiro ano do ensino médio, ella tinha aquele jeito todo extrovertido, mas pra mim naum passava disso, era apenas mas uma menina das 50 que havia na minha sala. Eu quis ficar com ela a primeira vez só por uma aposta que eu tinha feito, mas para eu não ganhar a aposta contaram para ela que esse era meu verdadeiro interesse , e a principio era mesmo, mas isso foi até eu começar a conhece-la.
Para uma história de cinema, as coisas já começaram dificies, mas eu não gostava dela, então dei uma desculpa e disse que não era nada daquilo, mas não me preocupei muito com isso, pensava que não tinha motivos para esquentar . Veio o 2º ano e eu comecei a gostar de uma menina da nossa sala, eu ficava com ela mesmo ela tendo namorado, mas paciencia tem limite, então chegou a hora que eu não quis mais e foi ai que começamos a nos aproximar pra valer
Começamos a ficar e pouco tempo depois a namorar, para mim e para ela (não tenho certeza ) era só um namoro de escola, mas eu encontrei nela uma pessoa magnífica, encantadora e eu na minha sutil engenuidade fui me entregando e me entregando totalmente até ser completamente dela, o que me alegrava muito é que eu sentia isso da parte dela também. Sabe aquela música do Frejat, " Segredos ", parecia que tudo isso que é citado na música eu tinha encontrado nela!
Mas nem tudo eram flores, mentiras, intrigas, erros estavam nos cercando, no 3ºmês algo ruim e grave aconteceu, e nas férias acabamos ficando afastados. Mas vinha por ai o 3º ano que agente começou separado eu voltei a ficar com com aquela menina da nossa sala, mas eu percebi que ela embora estivesse chatiada com o que tinha ocorrido no ano que tinha passado, ainda queria ficar comigo, então nem pensei muito, terminei com essa menina pra ficar com ela. Seis meses se passaram e uma situação inesperada aconteceu, começamos a desconfiar de uma gravidez, fizemos os testes, de farmácia, de sangue, e veio a confirmação.
Como eu disse ná época esse foi de longe o tempo mais difícil da minha vida, mas felizmente eu tive o apoio de alguns familiares. Mas não era a hora pra ser menimo nem menina mas, era a hora para ser homem e mulher, não era a hora para ser filho nem filha, era a hora para ser pai e mãe, e importante dizer que era a hora de ser Esposo e Esposa.
Quero dizer que não foi por ser o momento mais difícil que foi o mais ruim, não mesmo muito pelo contrário, agente se entendia muito bem, não preciva nem um falar, estavam tão próximos nossos corações que se entendiam apenas com olhares.
Agente já tinha nossa casa, nossas segredos, nossas coisas, se eu disse-se aqui poderia não significar nada para os outros, mas para mim e para ela.. sempre significarão muito. " Boa noite, dorme com Deus, "Apaga a luz ", " bebêres" . "Refeição ? Só começando juntos!"
Foi tudo muito intenso, tudo muito marcante, mas erros cometidos não por falta de amor, mas por experiência foram nos separando e tirando a credibilidade que um tinha no outro, até chegar como diz Drummond, " a pó, ainda menos nada , nada de nada em tudo..." e no final lembro da musica de Cássia Heller_ Por Enquanto. " Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar Que tudo era pra sempre, sem saber, que o pra sempre, Sempre acaba..."
Alguns dirão que ainda não acabou, outros que foi a História certa no tempo errado, mas fato é que eu aprendi muito com tudo isso, e se sou o que sou, foi tudo graças ao que vivi, não que eu queria que se repita, mas sei a importancia que teve, que ainda tem e que possivelmente sempre terá, para nós !