Ainda tenho me questionado porque o Brasil, este país tão grande, com uma das maiores economias do mundo, com pessoas incríveis, à julgar pelas que conheço. Com tantos intelectuais, tantos imortais, tantos bons artistas, gênios das ciências exatas, grandes filósofos desde século, seguidores de muitos eternos que já se foram mas vivem em suas obras, me pergunto porque tantas pessoas boas, porque um país que é abençoado por Deus e bonito por natureza, se cala diante de tamanha injustiça social, se omite diante de tanta corrupção, de tanto desvio de verbas públicas, diante de uma política verdadeiramente amadora, onde se elegem médicos, que deveriam prescrever receitas, se elegem jogadores de futebol, que deveriam fazer gols. Ainda que em alguns desdes haja boa intenção, que é essencial, contudo não o suficiente. É preciso preparo acadêmico, dedicação, instrução, além das conhecidas verdade, lealdade e honestidade, o que muitos destes não possuem. E mesmo assim diante do caos, nós nos calamos.
O que falta ? Um líder no meio do povo ? Falta um Thomas Jefferson ? Um Martin Luther King como tiveram os americanos ?
Acredito que sim, que falte um líder, que falte aquele que tenha a faísca, que acenda os corações, que una as pessoas, que as oriente em como agir, em como cobrar, em como protestar.
Mas este líder, não será um guerreiro mitológico com uma espada na mão, sobre um cavalo branco, as margens de um rio qualquer. Este líder pode ser você, que ouve e entende, que se mobiliza em favor das causas justas, que mobiliza seus amigos, seus parentes, que faz diferente.
Pense, repense e haja. O nosso futuro é uma mera consequência do que fazemos hoje. Que nosso passado nos inspire para que possamos reviver, se é que haja havido vida neste hino, que de um povo heróico haverá um brado retumbante,
Há incontestavelmente perigos, o Estado, os representantes do povo, foram substituídos por magnatas e milionários, então, como saberão, como entenderão o trabalhador de que vive com R$ 622,00 por mês ? Esta realidade desafia o nosso peito a própria morte, uma morte onde pagamos impostos mais caros do mundo, que se transformam nos piores serviços públicos do mundo.
Mas a pátria é amada, idolatrada.
Salve, salve !
BRASIL, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança. Ainda me lembro dos que diziam, que verás que um filho teu não foge a luta.
E eu, fugirei ? Você, fugirá ?
Até quando fugiremos ?
Leonardo Gomes do Nascimento, 17/06/2013
Excelente texto!
Muito inteligente esses comentários e indagações que nos fazem refletir sobre a letra do Hino Nacional. Parabéns!
Muito obrigado !