A educação é sim a cura, é também a prevenção dos piores males de uma sociedade. Mas não é qualquer educação, Hitler também tinha seus educadores e seus filósofos.
Quando você estiver na posição de educador, seja de maneira formal ou não, não transfira seus medos, suas frustrações e seus traumas para o educando. Através da educação podemos cultivar o ódio ou o amor, podemos gerar a paz ou a guerra.
Todo educador deve manter-se em autoavaliação continuamente. O sábio Paulo Freire nos dizia que:" Todo oprimido leva as sementes de um opressor." Simples e claro, em uma frase ele estabelece aquilo que é um dos meus maiores medos na docência. Vejo como válida toda a causa que busca por igualdade de direitos, que busca por respeito, mas nunca busque privilégios, nunca que busque soberania. Não se cura uma opressão com outra.
A causa, seja qual for, só tem valia, se no seu íntimo buscar o melhor para a humanidade de uma maneira geral e não o melhor apenas para si, de outro modo, não será uma busca por justiça, mas sim uma busca por vingança!