Início



  Antes que críticos falem eu pergunto: Quando você se casar, vai se separar, ou vai gostar menos devido as fases da vida? O amor é independente, quando de fato ele existe. Quando você se casar, vai casar-se com  alguém lindo, com muitas qualidades, vai estar com boas expectativas e cheio de esperanças. Mas é durante o casamento que você vai ver que além de qualidades, todos temos defeitos, que ao passar do tempo, o tipo de beleza que aprendemos a admirar se vai. Com o passar dos anos, os altos e baixos da vida são inevitáveis e que você vai amar, vai querer estar junto, vai querer cuidar, por tudo que viveram, por todas as emoções que somente aquela pessoa te fez sentir. Você vai olhar para trás e vai se orgulhar de si mesmo, por não ter desistido, por ter lutado e por ter vencido. Sem importar o que todo o resto do mundo diga, você entende, porque a felicidade vem de dentro, ela vem por tudo que apenas você sabe, que apenas você sente. Quando há amor, não existe desistência, na verdade, a desistência só existe pela falta do amor.  Em todo caso eu já estou aqui e já vesti a minha camisa. Eu nunca me casei, mas o que aprendi sobre o amor, é que ele não falha.

    A educação é sim a cura, é também a prevenção dos piores males de uma sociedade. Mas não é qualquer educação, Hitler também tinha seus educadores e seus filósofos. 


    Quando você estiver na posição de educador, seja de maneira formal ou não, não transfira seus medos, suas frustrações e seus traumas para o educando. Através da educação podemos cultivar o ódio ou o amor, podemos gerar a paz ou a guerra. 
    Todo educador deve manter-se em autoavaliação continuamente. O sábio Paulo Freire nos dizia que:" Todo oprimido leva as sementes de um opressor." Simples e claro, em uma frase ele estabelece aquilo que é um dos meus maiores medos na docência. Vejo como válida toda a causa que busca por igualdade de direitos, que busca por respeito, mas nunca busque privilégios, nunca que busque soberania. Não se cura uma opressão com outra. 
   A causa, seja qual for, só tem valia, se no seu íntimo buscar o melhor para a humanidade de uma maneira geral e não o melhor apenas para si, de outro modo, não será uma busca por justiça, mas sim uma busca por vingança!


  Quero que você veja esta foto e perceba, que você compreenda que essas aves fazem por instinto o que muitos seres humanos, que possuem a capacidade de pensar, não fazem. Esses animais viajam milhas e milhas de distância, através de mares e continentes, percorrem longos caminhos com uma simples e eficaz formação em V. Essa formação tem explicação técnica pela física, mas será melhor aproveitada pela poesia. Elas viajam em forma de V, pois o deslocamento do ar da ave da frente produz um vácuo que diminui o atrito com o ar e facilita a viajem de quem vem atrás. -Mas quem viaja na frente não tem quem lhe favoreça! Sim, mas por isso há um revezamento entre as aves mais fortes, assim todos chegam em seu destino. 
  Como as aves, temos a capacidade de ir longe, de desbravar o desconhecido, de experimentar o novo, de alcançar sonhos e destinos. Mas sempre com a mesma condição, a de estarmos juntos. Precisamos de ter ao nosso lado, aqueles que em momentos de cansaço, levarão o nosso fardo, nem sempre seremos líderes, às vezes a paz estará na confiança que temos por quem nos lidera. São tantas lições, que nem é possível menciona-las, mas o desejo mais evidente que fica é o de que precisamos voar!