Início


Bom, apesar do título não quero manifestar aqui uma opinião generalista dizendo que tudo que acontece na vida é pura e unicamente uma reflexão exata do que se faz, até porque eu não acredito que seja assim, mas diferentemente do que algumas pessoas pensam, a vida também não é um livro já escrito onde as pessoas foram destinadas a serem 'vilões' ou 'mocinhos'.
O fator sorte ou azar se manifesta à nossa frente constantemente, oportunidades nos são dadas, e por fim escolhas são feitas. Vivemos verdadeiramente em um mundo de caminhos, escolhas e opções. O fator sorte pode interferir sobre sua vida quando te escolheu para nascer rico ou pobre, mas são suas escolhas e atitudes que vão dar as suas finanças o fato de se perpetuar, multiplicar ou simplesmente sucumbir aos maus gastos. O 'destino', por assim dizer, pode determinar sobre quase tudo em nossa vida. Pode determinar se você terá o dom de ser um excelente pianista, um lecionador, ou até mesmo a capacidade de ser introspectivo, contudo, somente a suas escolhas, somente sua determinação do que você escolheu ser vai gerir a continuidade dos mesmos.
O grande e verdadeiro problema é que muitas vezes nós preferimos nos eximir da responsabilidade e por esse motivo culpamos a vida, nossos pais, ou até mesmo a 'Deus'. Falta é coragem para admitirmos que uma grande porcentagem de acontecimentos frustrados são decorrentes de nossas más escolhas.
Sei que pode até parecer uma visão severa, mas a realidade é que se nós simplesmente vivermos nossas vidas sabendo que somos herdeiros de nós mesmos, que tudo que eu fizer hoje o 'eu' de amanhã herdará sendo essa herança uma coisa positiva ou negativa. Independentemente do que a vida apresenta a nós, dos acidentes que realmente algumas vezes acontecem realmente sem termos um relação direta com a causa, como diz o ditado : 'Uma experiência, mesmo que negativa, passa a ser positiva, quando aprendemos com ela". Sendo assim, tudo depende muito mais da nossa capacidade de absorvição, de compreensão, do que do fato em si.

Então é isso que levamos da vida, é exatamente a vida que se leva. Se a levarmos de maneira realista e responsável, sabendo que o amanhã existe e é uma consequência do hoje, então poderemos desfrutar da vida toda a felicidade e paz que ela tem para nos dar !

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.
Fácil é fazer companhia a alguém e dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes impetuosas, a cada dia que passa.
Fácil é mentir aos quatro ventos sobre que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.
Fácil é ditar regras , Difícil é segui-las...

Então dessa maneira entendemos que aprender a aprender, na verdade é uma necessidade de convivência e até mesmo de sobrevivência. Me arrependo de ter errado, mas de qualquer modo naum me arrependo de ter tido as escolhas que me levaram a tal, porque ainda que obtive insucesso é importante explicitar que era o mais difícil!
Estou pendindo que haja compaixão ? Não, nunca ! Apenas Compreenção !
Porque o que fiz, fiz mesmo sabendo que era o mais difícil.
By Leo Nascimento.